5.10.11

Castelo de Leiria



Quem entra na cidade de Leiria vê de imediato o seu castelo altaneiro, palco de vários acontecimentos importantes da história de Portugal.
Conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1135, o castelo viria a ser reconquistado pelos Muçulmanos, cinco anos depois, voltando para a mão dos Cristãos, novamente, em 1142. Mas as lutas pela sua posse estavam longe de terminar tendo sofrido novo ataque islâmico. Devido a tantas lutas, D. Sancho I resolve reedificá-lo, corria o ano de 1190.
O castelo de Leiria foi, aliás, um dos que muito contribuiu para a proteção da zona da Estremadura, juntamente com os castelos de Pombal, Ourém e Tomar, entre outros, e que criaram o extenso sistema defensivo de Coimbra, Santarém e Lisboa.
Em 1325, D. Dinis manda edificar a Torre de Menagem, que se manteve até hoje e, após algumas reformulações, é agora um núcleo museológico, que mostra um pouco do que foi a atividade daquele castelo.
Pensa-se que a Igreja de Nossa Senhora da Pena e os Paços Episcopais tenham também sido construídos por ordem de D. Dinis. Este terá sido o rei que mais tempo passou em Leiria, juntamente com a sua esposa, a Rainha Santa Isabel. Graças a estes reis nasceram muitas das histórias e das lendas que envolvem Leiria.
Vários séculos depois, o castelo, bem como a cidade, viriam ainda a sofrer danos, com as invasões francesas, ficando quase ao abandono. Valeu o esforço da Liga dos Amigos do Castelo e do famoso arquiteto suíço Ernesto Korrodi, que ali realizou obras de recuperação.
Hoje, para além de ser um local turístico, acolhe também alguns acontecimentos culturais, e tem igualmente um museu, na Torre de Menagem, como já foi referido. Numa visita ao castelo não pode deixar de observar a magnfica vista sobre a cidade de Leiria, a partir da Alcáçova, uma das salas mais bonitas do castelo de Leiria.

www.portugalweb.net


1. Faz a correspondência entre as datas e os acontecimentos.

a. 1135 __________
b. 1142 __________
c. 1190 __________
d. 1325 __________

1. A Torre de Menagem é construída.
2. O Castelo de Leiria é reconstruído.
3. O Castelo de Leiria é reconquistado pelos mouros.
4. O castelo é conquistado aos mouros.


2. Seleciona a opção correta para completares as frases.
2.1. O castelo de Leiria:
a. foi a residência oficial do Rei D. Dinis.
b. foi importante na defesa da Estremadura.
c. foi um importante museu no tempo de D.Dinis.

2.2. D. Dinis:
a. foi o rei que passou a maior parte da vida em Leiria.
b. foi o rei que passou mais tempo em Leiria.
c. foi o rei que escreveu muitas lendas sobre Leiria.

2.3. Ernesto Korrodi foi responsável por:
a. reconstruir o castelo de Leiria.
b. construir a torre de Menagem.
c. recuperar o castelo de Leiria.

2.4. Uma das partes mais bonitas do castelo de Leiria é:
a. a Alcáçova.
b. a Torre de Menagem.
c. a vista sobre Leiria.