26.11.11

O sol e o Menino dos pés frios

Os dois irmãos sabiam que há muito tempo a casa estava abandonada. E olhavam-na, de longe, com encanto.
- Maria! Se lá estivesse um tesouro…?
- Um tesouro…?! Tu disseste um tesouro, Joaquim?
- Ouvi dizer que naquela casa havia um tesouro escondido…
Maria olhou para o irmão com os olhos a brilhar. A brilhar muito. Os olhos de Maria eram muito lindos, porque estavam cheios de sonho.
O que é um tesouro? Muito ouro? Muita prata? Brilhantes? Safiras cor de mar? Esmeraldas verdes como uma árvore jovem sobre a água? Talvez estrelas, até. Estrelas que pudessem caber nas nossas mãos sem nos queimarmos. Pérolas brancas de leite para um lindo colar… E Maria pediram ao irmão:
- Vamos lá ver, se há o tesouro, vamos?
- Nós?
- Então… Não queres?!
- Se quero!
- Mas não haverá mal? A nossa mãe… «…e o nosso pai…» – pensou Maria. Mas os olhos de Maria poisavam nos olhos de Joaquim. E os olhos de Joaquim tão lindos também! – nos de Maria. E um sonho no meio deles – o tesouro!
Maria e Joaquim não acreditam em bruxas nem em fadas. Nem em dragões. Mas acreditam em tesouros!
E deram a mão um ao outro. E saíram, devagarinho, em silêncio, até à velha casa. Esta ficava no meio de um bosque, abandonada. Ambos estavam receosos. Não é vergonha ter medo. O medo é tão natural como a coragem. Vergonha é não vencer o medo, quando o devemos vencer.


Matilde Rosa Araújo, O sol e o Menino dos pés frios





1. Complete:

A autora do texto é ____________________________.

O nome da obra a que pertence este texto é ____________________________.

2. Qual é o nome das crianças referidas no texto?

3. O menino e a menina eram:
• primos. • irmãos. • vizinhos.

4. Estas crianças acreditam em bruxas e fadas?

5. Segundo o texto, em que acreditam?

6. A casa que as encantava estava abandonada à muito ou pouco tempo?

7. O que pensavam as crianças que poderia haver naquela casa?

8. As duas crianças depressa compreenderam que tinham o mesmo sonho. Qual era?

9. Onde se situava a casa?

10. Na sua opinião, porque é que as crianças deram as mãos?

11. Transcreva do texto cinco palavras ou expressões que indicam o que poderá ser o tesouro.

12. Invente um título para o texto que acabou de ler.