26.10.11

A gaita milagrosa


Havia numa terra um indivíduo que possuía uma gaita que tinha a virtude de fazer bailar os ouvintes quando tocava. De uma ocasião passava um sujeito com um jumento carregado de loiça e o dono da gaita pôs-se a tocá-la.
Tanto o dono do jumento como este puseram-se logo a bailar e com tantos saltos que em pouco tempo toda a loiça se fez em cacos.
Gritava o dono da loiça ao tocador da gaita que não tocasse, mas este só tirou a gaita dos lábios quando não havia uma só peça de loiça inteira. Exasperado, o pobre homem foi queixar-se ao juiz do tocador e este foi chamado à sua presença.
- És acusado de ter quebrado a loiça deste homem - disse o juiz ao gaiteiro.
- Eu não sou culpado. Toquei a minha gaita e esse senhor e o seu jumento puseram-se a dançar.
- Tens contigo a gaita?
- Tenho.
-Toca - ordenou o juiz, sentado na sua poltrona.
O gaiteiro tirou a gaita do bolso e pôs-se a tocar. O dono da loiça, que a esse tempo estava encostado a uma cadeira, pegou na cadeira e pôs-se a bailar com esta. O juiz, que ia tomar uma pitada de rapé da sua caixa de ébano, começou a pular, batendo com os dedos na tampa à maneira de castanholas. A mãe do juiz, que estava entravada na cama no quarto próximo, levanta-se imediatamente, bailando, batendo as palmas e cantando:

Vá de folia
Vá de folia
Que há sete anos
Me não mexia.

E assim se converteu o escritório do juiz numa animada sala de baile, pois que até as cadeiras, os tinteiros e todos os mais móveis se puseram a saltar e a bailar.
Passados alguns momentos pediu o juiz ao tocador que cessasse de tocar a gaita e o homem obedeceu imediatamente, pois viu que tanto o dono da loiça como o juiz e a mãe suavam em abundância.
Depois do juiz limpar o suor disse para o tocador:
- Pode-se ir embora sem culpa nem pena, porque é um homem bom que até curou a minha mãe, que há muitos anos se não podia mexer na cama.
E o tocador saiu da presença do juiz muito contente e satisfeito. Não diz a história se a mãe do juiz voltou para a cama.

Ataíde Oliveira, Contos Tradicionais Portugueses



Responde às perguntas:

1. Quantas e quais as personagens que entram na acção?

2. Localiza a acção no espaço.

3. Localiza a acção no tempo.

4. Quais as acções desta narrativa?