17.10.11

Circuito fechado


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilette, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelos, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meia, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeira, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos, Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo, lápis, canetas, blocos de notas, espátulas, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, mercadorias, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filme, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeira, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos




1. Quais as características da personagem desta crónica?
1.1. A personagem é homem ou mulher?
1.1.1. Como se pode perceber isso?
1.2. Achas que a personagem tem algum vício?
1.3. Qual seria a sua atividade profissional?
1.3.1. Que elemento do texto permite fazer tal observação?

2. Em que espaço acontece o facto?

3. Quanto tempo durou?

4. O autor constrói um texto sintético, usando apenas uma classe gramatical.
4.1. Que relação pode haver entre essa escolha do autor e o tema da crónica?
4.2.Qual é a palavra que aparece no começo e no final do texto?
4.2.1.Essa palavra é importante para marcar o tempo? Por quê?

5. Qual é a relação entre o título da crónica e o mundo moderno?

6. Que classe gramatical precisaria de aparecer no texto, mas não foi usada pelo autor?