19.9.11

Vem dançar com os golfinhos

Vem dançar com os golfinhos

PODES MIMÁ-LOS, DESAFIÁ-LOS PARA UMA VALSA, OU CRAVAR-LHES UMA BOLEIA DE BARBATANAS. MAS ANTES PRECISAS DE OS CONHECER.

Segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Meninas e meninos, eis os Tursiops truncatus.

Se quiseres convidar um golfinho para dançar não percas tempo com palavras. Levanta a mão, indica-lhe o ritmo e espera que ele te siga. Mas certifica-te de que estás a utilizar os gestos certos.
O melhor a fazer é prestar muita atenção às explicações dos treinadores. Afinal, foram eles que ensinaram estes simpáticos mamíferos durante cerca de um ano. É o tempo médio para cada golfinho aprender os «passos» do programa de interação do Zoomarine, em Albufeira. Este projeto existe há três anos e foi criado para pôr as pessoas a conviver com os golfinhos.
Quem quiser experimentar, tem de se inscrever no Zoomarine alguns dias antes.
A «dança» aquática dura só meia-hora e custa 125 euros, mas os que entram nela garantem ser 30 minutos inesquecíveis. «É um espetáculo», confirma Sara, 11 anos, depois de um início de tarde na companhia dos golfinhos. «Pus o braço no ar e eles vieram logo ter comigo», conta, eufórica.
«A seguir começaram a girar.» O resultado foi uma bem sucedida parceria de valsa.
Além da dança, podes aproveitar uma boleia de barbatanas: «Empurraram--me com o focinho», descreve Miguel, 11 anos, ainda emocionado. «Só tive que me deixar levar.» E assim foi... até onde os «novos amigos» quiseram.
Na piscina, a temperatura não deve ir além dos 18 graus para estar mais próxima do habitat natural dos golfinhos. Mas perante tanta animação «a água fria aguenta-se bem», garante o André, 11 anos. Difícil mesmo é controlar o entusiasmo. «São animais muito divertidos.»
Podem-se distribuir beijinhos e festinhas, que os golfinhos se ajeitam para receber, mas é preciso ter cuidado. A pele destes mamíferos é muito sensível. Dentro do tanque, nada de pulseiras e objetos que os possam magoar. Estes animais adoram estar acompanhados. Andam em grupo e
dificilmente sobrevivem sozinhos.

http://aeiou.visao.pt/vem-dancar-com-os-golfinhos


1. Preenche o quadro com as informações retiradas do artigo de forma a esquematizá-lo.