7.8.11

Centauros



Os centauros eram monstros fabulosos, metade homem, metade cavalo que viviam nas montanhas e florestas. Descendiam de Ixion (…) e embora mantivessem contacto frequente com os seres humanos mostravam-se selvagens e extremamente brutais.
Ixion foi o primeiro mortal a matar um membro da sua família. (…) No entanto, Zeus perdoou-o e recebeu-o na sua morada. Apesar de ter sido purificado, a sua natureza continuava a mesma, e não se fez rogado ao tentar seduzir Hera, a rainha dos deuses e esposa de Zeus. Este, ao perceber o que se estava a passar, iludiu Ixion, mandando-lhe uma nuvem (a quem dera vida) em forma de Hera, que este seduziu pensando ser a verdadeira deusa. Da união de Ixion com a nuvem nasceu um ser metade homem, metade cavalo, Centauro, pai de monstruosos descendentes, conhecidos por centauros.
Deles, Quíron e Folo são também eles centauros, mas que se destacavam dos restantes por não serem criaturas tão desumanas, já que não descendem de Ixion. O primeiro dos centauros distinguia-se dos outros pela sua humanidade e conhecimentos de botânica, astronomia, medicina e cirurgia que terá adquirido por se ter refugiado na floresta. Acompanhava a deusa Diana nas caçadas que fazia e terá sido ele que ensinou muitos dos heróis gregos. Quíron usava a música como forma de curar doenças e era um
entendido na astrologia, ciência pela qual impedia que algo de mal acontecesse
aos humanos. Teve uma longa vida só morrendo após ter sido ferido por Hércules por engano. Hércules tentou ainda salvá-lo. Perante o seu próprio sofrimento, Quíron pediu a Júpiter que o matasse.
O deus dos deuses acedeu ao seu pedido transferindo a sua imortalidade para Prometeu e colocou o centauro no zodíaco: constelação sagitário.
Folo era amigo de Hércules e acolheu-o em sua casa quando este teve de caçar um javali bastante feroz. Nesse dia, Folo abriu um odre de vinho para homenagear Hércules. Os restantes centauros, ao sentirem o cheiro do vinho, dirigiram-se para casa de Folo e quiseram tomá-lo à força. Hércules lutou contra eles para defender o seu amigo, mas este acabou por sucumbir após se ter picado numa flecha embebida no sangue de Hidra.

http://recantodasletras.uol.com.br
(Adaptado)



1. Faz a correspondência entre as figuras apresentadas e as suas características.

Figuras
1. Ixion
2. Folo
3. Deles
4. Quíron


Características
a. era amigo de Hércules.
b. é o pai do primeiro centauro.
c. passou muitos dos seus conhecimentos aos heróis gregos.
d. usava a música como cura.
e. era companheiro de caçada da deusa Diana.
f. foi acidentalmente envenenado pelo sangue de Hidra.
g. matou um membro da sua família.
h. é uma constelação.