25.7.11

Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada



Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E alma de sonhos povoada eu tinha...

E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.

Hoje segues de novo... Na partida
Nem o pranto os teus olhos humedece,
Nem te comove a dor da despedida.

E eu, solitário, volto a face, e tremo,
Vendo o teu vulto que desaparece
Na extrema curva do caminho extremo.

Olavo Bilac (Brasil)


Relê a primeira estrofe.

1. À ordem alterada, que o autor elabora no texto, em busca da eufonia e ritmo, dá-se o nome de:
a) antítese;
b) metáfora;
c) hipérbato;
d) pleonasmo;
e) assíndeto.

2. E a alma de sonhos povoada eu tinha. Na ordem direta fica:
a) E a alma povoada de sonhos eu tinha.
b) E povoada de sonhos a alma eu tinha.
c) E eu tinha povoada de sonhos a alma.
d) E eu tinha a alma povoada de sonhos.
e) E eu tinha a alma de sonhos povoados.

3. Predominam na primeira estrofe as orações:
a) substantivas;
b) adverbiais;
c) coordenadas;
d) adjetivas;
e) subjetivas.

Relê a segunda estrofe.

4. O objetivo preso (presa) refere-se a:
a) estrada;
b) vida;
d) tua mão;
e) vista.

5. Coloca nos espaços em branco os verbos ao lado corretamente flexionados no imperativo afirmativo, segunda pessoa do singular.

.................................(parar) na estrada da vida; ........................(manter) a luz de teu olhar

a) pára – mantém
b) paras – manténs
c) pare – mantenha
d) pares – mantenhas
e) parai – mantende

6. Tive da luz que teu olhar continha.
Com luz no plural teríamos que escrever assim:
a)Tive das luzes que teu olhar continha.
b)Tive das luzes que teus olhares continha.
c)Tive das luzes que teu olhar continham.
d)Tive das luzes que teus olhares continham.
e) Tiveram das luzes que teus olhares continham.

7. Tive da luz que teu olhar continha.
A oração destacada, em relação ao substantivo luz, guarda um valor de:
a) substantivo;
b)adjetivo;
c)pronome;
d)advérbio;
e)aposto.

Relê as duas últimas estrofes.

8.Sujeito do verbo humedecer (humedece):
a) a partida;
b) os teus olhos;
c) tu;
d) ela;
e) o pranto.

9. O verbo comover (comove) refere-se no texto (e por isso concorda com ela) à palavra:
a) o pranto;
b) a dor;
c) teus olhos;
d) te;
e) partida.

10. Assinala a alternativa onde aparece um verbo intransitivo.
a) Hoje seques de novo.
b) Nem o pranto os teus olhos humedece.
c) Nem te comove a dor de despedida.
d) E eu, solitário, volto a face.
e) Vendo o teu vulto.