26.5.11

Texto publicitário

Lê atentamente este anúncio, publicado numa revista.

5 formas de conhecer a nossa cultura
• Visite o Castelo de Almourol, a dois passos de Vila Nova da Barquinha.
• Passeie por oito séculos de História, no Convento de Cristo em Tomar.
• Deixe-se conquistar pelas aldeias medievais de Sortelha, Monsanto ou Piódão.
• Explore a herança árabe algarvia, nas muralhas do Castelo de Silves.
• Descubra em Mértola as raízes da cultura milenar do Alentejo.




1. Volta a ler as afirmações de Edivaldo Júnior.
Baseando-te apenas na interpretação dessas frases, assinala com uma cruz (X), na coluna correspondente, as afirmações verdadeiras (V) e aquelas que não se sabe se são verdadeiras (NS).

a. Os rios brasileiros são muito longos.
b. Os rios brasileiros têm maior caudal do que os rios portugueses.
c. Os rios portugueses são mais navegáveis do que os rios brasileiros.
d. Junto aos rios portugueses, há muitos vestígios do passado.
e. Em Portugal, Edivaldo só visitou terras à beira-rio.
f. Edivaldo conheceu locais históricos portugueses.


2. Relê agora, na parte inferior do anúncio, as “5 formas de conhecer a nossa cultura”.
Transcreve das frases cinco palavras ou expressões diferentes que indiquem que Portugal tem “séculos de História”.


3. Assinala com uma cruz (X) a resposta correcta.
As frases “Milhões de turistas já descobriram Portugal. Agora, chegou a sua vez.” mostram que este anúncio pretende sobretudo
  • fazer publicidade à cultura portuguesa no estrangeiro.
  • trazer a Portugal maior número de turistas brasileiros.
  • motivar os Portugueses para conhecerem melhor Portugal.
  • dar a conhecer aos estrangeiros os rios portugueses.