15.1.11

Conta-me Histórias


Quando eu era pequena, os campos estavam cheios de flores. Não me lembro dos dias de chuva. Só me lembro de uma grande clareira onde os gafanhotos saltavam e sei que havia uma ribeira perto.
Eu tinha 12 anos e tinha um namorado. Não me recordo do seu nome, mas sei que era meu namorado porque um dia quando brincávamos (e éramos muitas crianças) só ele soube apanhar e soube oferecer-me uma flor.
No dia seguinte trazia uma roda de borracha, um pneu autêntico e minúsculo de um dos seus carros de corrida.
Era tão pequeno que cabia na palma da minha mão, mas os sulcos de pneu verdadeiro fascinaram-me.
Eu não disse que o queria, não disse sequer que o achava bonito. Mesmo assim, ele deu-mo:
– Toma, é para ti.
Deu-me uma flor e depois um pneu. Então eu pensei que a amizade era uma coisa muito bela. Queria dar -lhe também – o quê? – uma erva, uma pedra, o quê? Pequenos objetos que afinal ele também podia apanhar, mas que talvez oferecidos por mim lhe parecessem mais belos.
Perguntei-lhe: – O que queres?
– Queria que me contasses uma história.
Eu sabia muitas histórias. Umas, de as ter ouvido; outras, de as ter imaginado. Mas receava que alguém já lhas tivesse contado.
Então comecei a modificar, a transformar as histórias minhas conhecidas, na esperança de que ele não as reconhecesse.
– É diferente, essa tua história. Gostei dela. Sabes mais?
Eu não sabia mais. Ou melhor, sabia muitas, muitas porque me era sempre possível inventar. Não me lembro de quantas contei.

(texto com supressões)
Menéres, Maria Alberta, A Chave Verde ou os Meus Irmãos


I

1. “Quando eu era pequena, os campos estavam (…)”
1.1. Como se chama a autora do texto?
1.2. Indica a obra de onde foi retirado o texto.
1.3. Diz qual é a editora.
1.4. Classifica o narrador presente no texto.
1.5. Regista uma frase do texto que justifique o tipo de narrador que identificaste.
1.6. Indica as personagens desta história.

2. Quando a menina era pequena, como estavam os campos?

3. Que idade tinha a menina?

4. Qual foi o primeiro presente que lhe deu o menino?

5. No dia seguinte, o que lhe trouxe ele?

6. A menina pensava que aquele menino com quem brincava era o seu namorado, porque:
[Coloca V (verdadeiro) nas respostas certas e F (falso) nas respostas falsas.]
a) ela reparou que o menino lhe soube dar uma flor.
b) a menina lhe pediu para ele ser o seu namorado.
c) eram namorados há muito tempo.
d) porque ele lhe dava muita atenção.

7. A menina também queria dar uma prenda ao amigo. O que lhe pediu ele?


II

1. “os campos estavam cheios de flores
1.1. Indica a classe e a subclasse das palavras destacadas.
1.2. Indica o grau diminutivo das seguintes palavras do 1.o parágrafo:
a) campos ____________________________________
b) chuva __________________________________________
c) gafanhotos _________________________________
d) ribeira __________________________________________

2. “Não me recordo do seu nome”
2.1. Reescreve esta frase, dando-lhe um valor afirmativo.
2.2. Repara na palavra destacada no ponto 2. e indica a:
a) Classe ____________________________________
b) Subclasse __________________________________
2.3. Aquela frase encontra-se no presente do modo indicativo.
Reescreve-a nos seguintes tempos e modos.
a) Pretérito perfeito do modo indicativo
b) Pretérito imperfeito do modo indicativo

3. Classifica, quanto ao número de sílabas, as seguintes palavras.
a) pequena ________________________ ;
b) campos _____________________ ;
c) flor _____________________;
d) gafanhotos _____________________ ;
e) clareira _____________________ ;
f) sei ______________________.

4. Identifica o tipo das frases.
a) “Toma, é para ti.”
b) “Eu não sabia mais.”
c) Sabes mais histórias?
d) Que linda história!
e) Queres uma flor?

5. Repara nas palavras. Regista aquelas que fazem parte da família de “campo”.

campinho - campina - campestre -
caseiro - campo - camponês -
campista - cameleira - capoeira


III

Tema – Os dois amigos
Para contares a história destes dois amigos, recorda-te que:
– a menina tinha 12 anos;
– eles brincavam num campo perto de uma ribeira;
– brincavam com objetos que encontravam: flores, pedras, terra, água…
– o amigo ofereceu prendas à menina;
– a menina contou-lhe histórias, como ele pediu.