26.5.10

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E enfim converte em choro o doce canto.

E, afora¹ este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor² espanto:
Que não se muda já como soía³.

Camões


¹afora- além de ²mor- maior ³soía- costumava



I

1- Este poema de Camões tem como tema um motivo tipicamente renascentista, de raiz greco-latina. Identifica-o.

2- Descreve a estrutura formal (estrófica, rimática e métrica) do poema transcrito.

3- A estrutura interna desta composição poética obedece a um tipo de organização específico.
3.1.Delimita essa estrutura, justificando a tua resposta.

4- Procede ao levantamento de vocábulos ou expressões que pertencem ao campo lexical de mudança, organizando-os por classes de palavras.

5- A mudança tem efeitos diversos na Natureza e no ser humano.
5.1. Explicita essa diferença, nomeadamente no que ao sujeito poético diz respeito.

6- No último terceto, o sujeito refere uma outra mudança.
6.1. Explica de que modo esta contribui para acentuar o tom disfórico (negativo) do poema.

7- Identifica as figuras de estilo presentes nas frases:
a) “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,”
b) “Do mal ficam as mágoas na lembrança, / E do bem, se algum houve, as saudades”


II

1- Identifica o antecedente do pronome relativo ‘que’ presente no verso 10 do poema.

2- Atenta nas frases:
a) Li quantos poemas tinha.
b) Contaram-me a história do livro que acabaste de ler.
c) Quem chega a horas está atento.
2.1. Identifica o pronome relativo presente em cada frase e indica se é variável ou invariável.

3- Indica o tipo de acto ilocutório presente em cada um dos enunciados.
a) É a resposta da Rita que está certa.
b) A aula terminou.
c) Parabéns!
d) Prometo que vou estudar mais Português.
e) Quero que pesquises sobre Camões na Internet.
f) Negou que tivesse copiado pelo colega.

4- Indica os sujeitos presentes em cada frase e classifica-os.
a) Camões é um poeta fenomenal.
b) Fala-se que teve uma vida muito atribulada.
c) Havia muitas histórias para contar sobre ele.

III

1- Escolhe um dos temas propostos e desenvolve-o em aproximadamente 200 palavras. Não te esqueças de identificar o tema na folha de resposta.

A) Imagina que te encontras a uma janela perante uma paisagem campestre nos meados do Outono. Tendo em conta as características desta tipologia textual, elabora a descrição do que vês a partir do local em que te encontras.

B) Tudo na vida é mutável, transitório e precário. Por mais que tentemos assegurar uma certa previsibilidade, um certo controlo, a vida muda e dá cabo da nossa metódica organização. É assim a vida.Compara um fenómeno da vida actual, por exemplo a Educação ou os Transportes ou a Guerra, com esse mesmo fenómeno há cem anos atrás; depois imagina como será daqui a cem anos e redige um texto onde dês conta do teu espírito crítico e da tua capacidade visionária.