17.3.10

Carta,

Meu amigo:

Sete horas da manhã. Pela janelinha sem vidro do meu quarto entra uma coluna de sol que empoeira de oiro o sobrado. As pedras, de que é construído este casebre, são mal unidas e toscas. Dum lado arrima-se aos penedos: sinto palpitar o coração dos montes. Do outro lado abre para o panorama, píncaros sobre píncaros, fragas revolvidas e um ar tão fino que me farto de o beber.
Cheira bem. Pela fresta vejo pedras, montes cobertos de neve, o céu, coisas grandes e eternas... Porque fugi ao ódio, aos desesperos, aos mil nadas que complicam a vida?... Para ter este pão negro, que tão bem me sabe, este ar e esta paz que me penetram. Sou feliz. Vivo!...
Cismo e a paz é tanta neste triste casebre onde o pão não sobra, que o não trocaria pelas maiores riquezas do mundo. O meu sonho corre, incha, transborda. Ninguém o tolda. Farto-me...
Esta gente que me rodeia, pobres cavadores, pastores, homens que se parecem um pouco com as árvores pela sua simplicidade e grandeza - e porque dão sombra também, são criaturas diferentes das que tu conheces... Sombra, perguntas? Não é a bondade das árvores - a sua sombra? Nunca sentiste, junto a um velho sobro, a simpatia e frescura de que seus ramos se evolam?
Pois muitos homens dão sombra como as árvores: acolhem; estendem os ramos, protegendo os que se aproximam; a simpatia que de certas criaturas se exala é uma frescura só comparável à frescura das árvores.

Raul Brandão, A Farsa, Ferreira e Oliveira Ed., 1903



1. A observação do espaço físico é feita do interior para o exterior.
1.1 Descreve o casebre e enquadra-o na paisagem.
1.2 Quais as reações benéficas que esse ambiente provoca no locutor?

2. Indica o motivo pelo qual o «eu» se encontra instalado naquele «triste casebre».
2.1 A pobreza é profunda, mas não seria trocada «pelas maiores riquezas do mundo». Como explicas esta aparente contradição?

3. «O meu sonho corre, incha, transborda». Identifica a figura de estilo que mais se evidencia nesta transcrição.
3.1 Carateriza o estado de espírito do sujeito de enunciação.

4. Retrata «Esta gente que (...) rodeia» o «eu».

5. Tendo em conta o registo utilizado no início da carta, como a classificas?
5.1 A carta está incompleta. Termina-a, aplicando os conhecimentos que possuis sobre a sua estrutura.