11.1.10

Concurso Jovens Cientistas e Investigadores


Introdução – O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores (JCI) é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude, desde 1992, e tem por objetivo promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, bem como estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Investigação e da Inovação.
De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um salutar espírito competitivo nos jovens, através da realização de trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos regulares.
Quem pode participar – Podem participar no Concurso estudantes a frequentar em Portugal o ensino básico, o ensino secundário ou o primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (sendo que devem ter mais de 14 anos a 1 de Setembro de 2007 e menos de 21 anos a 30 de Setembro do mesmo ano).
São admitidos a Concurso trabalhos individuais ou de grupo com o máximo de três elementos.
Os projetos devem ter sido concluídos antes da entrada do aluno no ensino superior.
Participações internacionais – Os projetos premiados no Concurso JCI podem vir a participar em certames europeus e mundiais, por decisão da Fundação da Juventude, de acordo com as áreas de estudo dos trabalhos, a sua qualidade, originalidade e os requisitos de participação desses certames.
Como participar – Os trabalhos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Química; Ciências da Terra; Economia; Engenharias; Ciências do Ambiente; Informática e Ciências da Computação; Matemática; Ciências Médicas; Física; Ciências Sociais.
Não são admitidos a concurso trabalhos em que se utilizem substâncias radioativas, materiais tóxicos ou cancerígenos e experiências que impliquem o sofrimento físico ou psicológico de animais vivos, pela prática de atos de abuso, crueldade ou morte.
Os trabalhos devem ser apresentados da seguinte forma:
• relatório de 20 páginas A4, das quais 10 páginas, no máximo, deverão ser digitadas, e as restantes deverão conter ilustrações originais, tais como: gráficos, desenhos, fotografias;
• resumo do trabalho, no máximo de 10 linhas, para incluir no catálogo geral do Concurso;
• uma cópia em CD.
O trabalho deverá ser escrito em português.
Com a entrega das candidaturas, para além do referido anteriormente, deverá ser entregue o formulário de inscrição devidamente preenchido, assim como duas fotos tipo passe identificadas no verso com o nome do candidato, uma cópia do Bilhete de Identidade e uma declaração da escola a confirmar o ano que frequenta.
Os trabalhos deverão ser remetidos até 20 de Abril de 2008 (data limite de receção de candidaturas, fazendo prova o carimbo dos CTT) para a Fundação da Juventude.

http://www.fjuventude.pt/jcientistas2008/ (26/03/2008) (texto adaptado)




1. Para cada uma das afirmações que se seguem (1.1. a 1.8.), escreve a letra correspondente a Verdadeira (V) ou Falsa (F), de acordo com o sentido do texto.

1.1. O Concurso pretende contribuir para a descoberta de novos valores entre jovens cientistas e investigadores.
1.2. Através do desenvolvimento de trabalhos científicos inovadores, o Concurso visa fomentar rivalidades entre os seus participantes.
1.3. O objetivo principal do Concurso é permitir a participação de jovens em concursos de âmbito internacional.
1.4. Um aluno do ensino básico com 14 anos a 2 de Outubro de 2007 é impedido de participar no Concurso.
1.5. Os trabalhos são realizados pelos alunos durante a sua frequência do ensino básico ou do ensino secundário.
1.6. A Fundação da Juventude reserva-se o direito de seleção dos projetos premiados, com vista à participação em certames internacionais.
1.7. Os participantes podem apresentar a concurso projetos em que foram manuseados produtos tóxicos, desde que com proteção adequada.
1.8. Os gráficos, os desenhos e as fotografias integram o catálogo geral do Concurso.

2. Relê o sexto parágrafo e indica a que se refere a expressão «desses certames».

3. Para cada um dos itens que se seguem (3.1. a 3.3.), escreve o número do item e a letra correspondente à alternativa que completa cada afirmação de acordo com o sentido do texto.

3.1. No oitavo parágrafo, a forma verbal «impliquem» pode ser substituída por…
A. envolvam.
B. expliquem.
C. afetem.
D. impeçam.

3.2. Os candidatos devem entregar…
A. O relatório, uma cópia em CD, o formulário de inscrição preenchido, uma declaração da escola, a cópia do BI e duas fotografias.
B. O formulário de inscrição preenchido, o resumo do trabalho, uma cópia em CD, uma declaração da escola, duas fotografias, a cópia do BI e o catálogo geral.
C. O relatório, o resumo do trabalho, uma cópia em CD, o formulário de inscrição preenchido, uma declaração da escola, a cópia do BI e duas fotografias.
D. O resumo do trabalho, o formulário de inscrição preenchido, uma declaração da escola, a cópia do BI, duas fotografias e um postal dos CTT.

3.3. Para apresentar um trabalho a concurso, os candidatos podem produzir…
A. um relatório com 2 páginas de texto digitado e 10 páginas com ilustrações.
B. um relatório com 9 páginas de texto digitado e 11 páginas com ilustrações.
C. um relatório com 9 páginas de texto digitado e 4 páginas com ilustrações.
D. um relatório com 12 páginas de texto digitado e 8 páginas com ilustrações.