21.11.09

Realismo, Naturalismo


I - Realismo

Surgido em meados do séc. XIX, o Realismo foi uma nova proposta artística que se declarou antiacadémica, objectiva e enquadrada nos interesses do mundo contemporâneo.

1. O progresso da ciëncia e da tecnologia, bem como a filosofia positivista tinham ditado alterações políticas e sociais que contagiaram os meios culturais e artísticos. Refere essas alterações na sociedade e os reflexos que tiveram nos movimentos artísticos que surgem cerca de 1845.

2. Daumier foi um dos artistas que mais aprofundou o sentido político e social da estética realista. Explica a relação existente entre o Realismo e as questões sociais e políticas, referindo o modo como esses aspectos se reflectem nas temáticas e na plástica realista.

3. Ao ver as suas obras excluídas da Exposição Universal de Paris de 1855, Courbet construiu um pavilhão alternativo em madeira para expor as suas obras, no qual afixou a inscrição Le Réalisme, G. Courbet. Refere a importância da obra de Courbet para a afirmação do programa artístico do Realismo.

4. Na figura abaixo podemos observar uma obra de Millet, típica do seu programa artístico, dando-nos uma imagem áspera e desolada da vida dos camponeses. Analisa a obra e refere os aspectos que a inserem no Realismo.


Pastora com seu rebanho, Millet


II - Naturalismo

O interesse pela realidade visível motivou alguns artistas a olharem a natureza com o mesmo rigor e precisão que outros olhavam a sociedade. O Naturalismo surge, assim, como uma tendëncia deliberadamente direccionada para a temática da paisagem através da observação directa da natureza.

1. A paisagem tinha sido um tema que já os românticos, como por exemplo Constable, tinham abordado num determinado sentido. Apresenta as diferenças fundamentais entre o tratamento da “paisagem romântica” e a “paisagem naturalista”.

2. A Escola de Barbizon reuniu um grupo de pintores que partilhavam dos mesmos interesses artísticos e dos mesmos valores estéticos. Apresenta as características principais das propostas deste grupo e a sua importância para a evolução da pintura nas últimas décadas do séc. XIX.

3. Se bem que centrado na análise da natureza, o Naturalismo abordou assuntos muito diversos mas sempre inscritos no seu ideário estético. Refere esses assuntos e explica de que forma se relacionam com o programa naturalista.

4. Observa a imagem reproduzida abaixo e refere os aspectos temáticos, plásticos e estéticos que a relacionam com o Naturalismo.


A Ponte de Mantes, Corot