6.5.09

Abyssus Abyssum



1. Após a leitura feita, apreendeste, nas suas linhas gerais, o enredo de «Abyssus Abyssum», Procura, então, resumir a sua história

2. O tema (ou os temas, pois uma narrativa pode ter mais de um tema} é a ideia principal que dá vida ao texto e na base da qual actuam as personagens. Pode ser o amor, a liberdade, a amizade, a ambição, etc.
Qual te parece ser o tema predominante deste conto?

3. O título «Abyssus Abyssum» é uma simplificação da locução latina abayssus obyssum Invocat cujo significado fomos procurar no dicionário:
abyssus abvssum invocat (lat.), o abismo atrai o abismo: asneira pura asneira; uma desgraça nunca vem só; fig. um erro, uma falta leva muitas vezes a cometer outro erro, outra falta.

3.1 Considerando o seu significado, parece-te bem escolhido este título? Justifica a tua resposta.
3.2. Sugere um novo título para o conto.

4. Como verificaste, o narrador deste conto está ausente, isto é, limita-se a narrar os acontecimentos sem neles participar.
No entanto, faz sentir a sua presença, por exemplo, quando se dirige directamente aos leitores. Retira exemplos da primeira parte do conto.

5. Como sabes, numa narrativa há momentos determinantes no desenvolvimento da acção. Distingue neste conto:
a situação inicial;
o desenvolvimento
as peripécias
o ponto culminante;
o desenlace.

6.A acção decorre num período de tempo limitado, que esquematizámos deste modo:
6.1. Que momentos do dia representam os desenhos?
6.2. Em qual destes tempos (momentos do dia) localizas a situação inicial? E o desenlace?
Justifica as tuas respostas com expressões do texto.
6.3. Que concluis, então, quanto ao tempo de duração da acção?
6.4. Classifica esta narrativa:
aberta
fechada
6.5. Considerando a resposta anterior, parece-te adequada a escolha de um círculo para esquematizar esta narrativa?

7. Aos diferentes momentos desta narrativa correspondem também espaços distintos.
7.1. Identifica os locais e as cores correspondentes a cada parte ou momento.

8. Identifica as várias personagens da narrativa.
8.1. Tendo em conta o papel que desempenham, indica:
a(s) personagem(ns) central(ais);
a(s) personagem(ns) secundária(s).
8.2. Descobre características das personagens a par dos seus comportamentos, das suas falas ou da fala i narrador.
8.3. Se o narrador não nos dissesse que o António e Manuel eram crianças, a que elementos do texto poderíamos recorrer para confirmar o tipo infantil destas personagens?
8.4. Ao longo da narrativa, os dois irmãos experimentam variados sentimentos. Identifica-os.
8.5. Qual a função da estrela Vésper no desenrolar da acção?
8.6. Que significa a frase «... a estrela feiticeira acabava de cerrar também a pálpebra luminosa!...»? (último parágrafo)

9. O narrador utilizou diferentes modos de expressão.
9.1. Indica passos do texto correspondentes a:
narração;
descrição;
diálogo.
9.2. Faz o levantamento de pormenores descritivos em que são expressas sensações visuais e auditivas.
9.3. Identifica recursos expressivos utilizados pelo narrador na descrição do espaço/tempo do segundo momento da acção.
9.3.1. O verbo doer é repetido várias vezes. Que efeito se pretenderá obter com esta repetição?
9.4. Aponta marcas de oralidade nos diálogos, no que respeita a:
vocabulário;
estrutura da frase;
interjeições;
pontuação.

10. Esta narrativa apresenta-nos um desenlace trágico. O que te propomos é que a modifiques, imaginando um desfecho diferente para a aventura dos dois irmãos. Para tal, suspende a narrativa no parágrafo «Até que por fim, prostrados da fadiga e das lágrimas, de novo se deixaram adormecer, era já alta noite.» e conclui-a com mais duas sequências narrativas, que poderão ser
- O salvamento.
- A chegada a casa.