30.3.09

Eu chamei-te para ser a torre
Que viste um dia branca ao pé do mar.
Chamei-te para me perder nos teus caminhos.
Chamei-te para sonhar o que sonhaste.
Chamei-te para não ser eu:
Pedi-te que apagasses
A torre que eu fui a minha vida os sonhos que sonhei.

Sophia de Mello Breyner Andresen


A uma escrava que lhe ocultou o sol

Ela ergueu a figura ocultando
da minha vista o disco solar
- oculta esteja aos olhos da volúvel fortuna!
Ela bem sabe, juro que é uma lua.
Quem pode eclipsar o sol
senão a face da lua?

Al-MuTamid

Indian Beauty

I

1. No poema de Sophia há um apelo do EU, que se pretende anular, sugerindo uma trans-formação no TU.
1.1. Faça um levantamento das marcas identificativas do EU.
1.2. Mostre as razões da anulação do EU e da transformação no TU.
1.3. Como se processa essa transformação?

2. Compare o texto de Sophia com o de AI-MuTamid. tendo em conta o assunto e os símbolos que utiliza.

3. Identifique os principais recursos estilísticos presentes nos poemas e mostre a sua expressividade.


II

1. Cada uma das frases que se segue contém dois espaços em branco que indicam que foram omitidas duas palavras. Escolha o par que melhor completa o sentido global da frase.

«O que há afinal num……..?», pergunta-se angustiada Julieta, na tragédia que Shakespeare dedicou ao seu amor infeliz por Romeu. «No fundo, uma rosa, ainda que lhe déssemos outro nome, manteria sempre o seu _____...»

A: nome …. Perfume
B: ser…. Aroma
C: pessoa … brilho
D: homem …. Matiz
E: amor …. odor

Construa uma frase contendo o substantivo discrição e outra contendo o substan¬tivo descrição - se necessário, associando-lhes outras frases, de modo a mostrar claramente a diferença semântica entre os dois substantivos.


III

«Se fizermos uma retrospectiva, verificamos que a mulher aparece evocada constantemente pela sua beleza, pela fragilidade, pela sensualidade, por despertar o amor ou, simplesmente, por se apresentar como protectora, cúmplice ou mãe.
São poucas as figuras femininas que tiveram voz activa e acesso à cultura. Só no século XX, é que as mulheres ganharam voz e fizeram dela mensagem e pensamento.»

Tendo em conta a afirmação transcrita, escreva um texto cuidado onde exponha os seus conhecimentos e argumentos sobre o assunto.