9.12.08

A princesa e o pastor



Em época recuada, existia, no lugar onde hoje fica a freguesia das Sete Cidades, um reino próspero e aí vivia uma princesa muito jovem, bela e bondosa, que crescia cada dia em tamanho, gentileza e formosura. A princesa adorava a vida campestre e frequentemente passeava pelos campos, deliciando-se com o murmurar das ribeiras ou com a beleza verdejante dos montes e vales.
Um dia, a princesa de lindos olhos azuis, durante o seu passeio, foi dar a um prado viçoso onde pastava um rebanho. À sombra da ramagem de uma árvore deparou com o pastor de olhos verdes. Falaram dos animais e de outras coisas simples, mas belas e ficaram logo apaixonados.
Nos dias e semanas seguintes encontraram-se sempre no mesmo local, à sombra da velha árvore e o amor foi crescendo de tal forma que trocaram juras de amor eterno.
Porém, a notícia dos encontros entre a princesa e o pastor chegou ao conhecimento do rei, que desejava ver a filha casada com um dos príncipes dos rei¬nos vizinhos e logo a proibiu de voltar a ver o pastor.
A princesa, sabendo que a palavra do rei não volta atrás, acatou a decisão, mas pediu que lhe permitisse mais um encontro com o pastor do vale. O rei acedeu ao pedido.
Encontraram-se pela última vez sob a sombra da velha árvore e falaram longamente do seu amor e da sua separação. Enquanto falavam, choravam e tanto choraram que as lágrimas dos olhos azuis da princesa foram caindo no chão e formaram uma lagoa azul. As lágrimas caídas dos olhos do pastor eram tantas e tão sentidas que formaram uma mansa lagoa de águas verdes, tão verdes como os seus olhos.
Separaram-se, mas as duas lagoas formadas por lágrimas ficaram para sempre unidas e são chamadas de Lagoas das Sete Cidades. Uma é a lagoa Azul, a outra é a lagoa Verde e em dias de sol as suas cores são mais intensas e reflectem o olhar brilhante da princesa e do pastor enamorados.

FURTADO-BRUM, Angela (rec.) -Açores, Lendas e Outras Histórias


I

1. Localiza a acção do texto no espaço.

2. Identifica as personagens intervenientes.
2.1. Caracteriza fisicamente as personagens que dão nome à lenda.
2.2. Explica a importância dessa caracterização para a compreensão do texto.

3. Divide o texto em momentos e atribui-lhes um título sugestivo.

4. Na lenda, misturam-se fantasia e realidade. Indica elementos desta lenda que correspondam a uma e outra dimensão.

5. Qual é a finalidade desta lenda?


II

1. Reescreve o primeiro parágrafo do texto, substituindo:
a. todos os verbos aí presentes por verbos sinónimos;
b. todos os adjectivos pelos seus antónimos (excepto os que caracterizam a princesa).

2. Identifica o intruso nas sequências seguintes e justifica.
a. lenda anedota adivinha relatório.
b. marítimo fluvial lacustre lacunar.
2.1. Escolhe uma palavra de cada série e constrói uma frase com cada uma.