31.12.08

O Adamastor


Mas, cinco dias depois da aventura de Veloso, numa noite em que sopravam ventos prósperos, estando nós de vigia, numa nuvem imensa, que os ares escurecia, apareceu de súbito sobre as nossas cabeças.
Tão temerosa e carregada vinha que os nossos valentes corações se encheram de pavor!
O Mar bramia ao longe, como se batesse nalgum distante rochedo. Tudo infundia pavor. E nunca na nossa viagem tínhamos encontrado nuvem tão espessa e tão assustadora. Todas as tempestades pareciam vir dentro dela, para de lá saírem e nos assaltarem.
Erguendo a voz ao Céu, supliquei piedade a Deus. Mal acabava de rezar e logo uma figura surgiu no ar, robusta, fortíssima, gigantesca, de rosto pálido e zangado, de barba suja, de olhos encovados, e numa atitude feroz. Os cabelos eram crespos e cheios de terra. A boca era negra. Os dentes amarelos. Tão grandes eram os seus membros, que julguei ver um segundo colosso de Rodes, esse colosso que era uma das sete maravilhas do Mundo, de tal maneira alto que, diz-se, por baixo das suas pernas passavam à vontade enormes navios!... Num tom de voz grossa, como a voz do mar profundo, começou a falar-nos. Arrepiámo-nos todos , só de ouvir e de ver tão monstruosa criatura.
Disse então o Gigante, voltando-se para nós:
-Ó Gente ousada mais do que nenhuma outra, que nunca descansais de lutas e combates, já que não temeis ultrapassar os limites onde ninguém mais chegou, e navegar os mares que me pertencem; já que vindes devassar os meus segredos escondidos, que nenhum humano deveria conhecer. Ouvi agora os danos que prevejo para vós, para a vossa raça, que subjugará no entanto ainda todo o largo Mar e toda a imensa Terra. Ficai sabendo que todas as naus que fizerem esta viagem encontrarão castigo merecido do seu atrevimento sem par - as maiores dificuldades nestes meus domínios. E sofrerão o horror de tormentas desmedidas. (...) .

João de Barros, Os Lusíadas de Camões (adaptação)



I

1- Onde e quando se desenrola este episódio?

2- A partir dos elementos que te são fornecidos pelo texto, faz a caracterização do Adamastor.

3- Diz como reagiram os marinheiros ao aparecimento desta personagem.

4- Que ameaças são proferidas pelo Gigante?

5- Apresenta a justificação dada para tão grande desejo de vingança.

6- Imagina que vais entrevistar o capitão da nau a que se refere o texto. Redige três perguntas interessantes e as respectivas respostas, sobre a sua assustadora viagem.


II

1. Identifica os planos da narrativa existentes neste conto e explica em que consistem.
2. Classifica o narrador deste I capítulo.
3. Identifica e classifica o narratário.


III

Relembra o capítulo: “A mais linda História do Mundo”.
Utilizando o maior número de adjectivos que conseguires, descreve o amor entre D. Pedro e D. Inês de Castro.