29.10.08

Antes de Começar

I

A unidade que acabaste de estudar insere-se no género literário que designamos por Dramático.
1. Estabelece a distinção entre texto dramático e texto teatral.
2. Identifica as modalidades de texto dramático que conheces.
3. Completa as frases:
. O texto faz parte do género dramático porque………….
. Nesta peça, a didascália inicial é um texto secundário que nos dá informações sobre………

II

Recorda a leitura da peça de Almada Negreiros, Antes de Começar.

1. O título Antes de Começar tem a ver com um espectáculo anunciado.
1.1 Que espectáculo é anunciado?
1.2 A quem se destina tal espectáculo?

2. O diálogo que se desenrola ao longo de todo o texto só é possível porque se verificou determinada situação.
Que situação é essa?
Sobre que assuntos versa a "conversa”?

3. As personagens de Antes de Começar são dois bonecos.
3.1 Caracteriza a Boneca, a partir do seu comportamento e das opiniões emitidas pelo Boneco e
por ela própria.

4. Na parte final da peça faz-se uma reflexão sobre o papel que o "coração» desempenha na vida.
4.1. O que significa, neste contexto, a palavra "coração»?
4.2. Qual a importância que lhe é atribuída?



III

1. Substitui nas frases, o superlativo absoluto analítico pelo superlativo absoluto sintético.
a) O Boneco afirmou que a Boneca falava muito baixo.
b) O Homem e a sua mulher andavam muito desconfiados que os bonecos se mexiam.
c) Os Bonecos ficaram muito felizes por terem começado a falar um com o outro.
d) Os dois Bonecos ficaram muito amigos.
e) A Boneca julgava-se invulgarmente pequena.

2. Reescreve as frases, substituindo as palavras destacadas pelos pronomes que as substituem.
a) O Homem e sua mulher pensavam que os Bonecos podiam mexer os braços e as pernas.
b) O Homem deu os instrumentos aos filhos.
c) Os miúdos bateriam muitas palmas aos Bonecos se os vissem a falar sozinhos.
d) Os Bonecos gostariam de rever Ela.
e) Ela contará a história de amor dos Bonecos a mim e a ti.

3. Classifica morfologicamente "Shiu...!"

4. Classifica quanto ao tipo e quanto à forma a frase: "Tu também te mexes como as pessoas?!"

5. Coloca no discurso indirecto a frase: "Nunca te vi assim!..."