7.9.08

Perplexidade


A criança estava perplexa. Tinha os olhos maiores e mais brilhantes do que nos outros dias, e um risquinho novo, vertical, entre as sobrancelhas breves. «Não percebo», disse.
Em frente da televisão, os país. Olhar para o pequeno ecrã era a maneira de olharem um para o outro. Mas nessa noite, nem isso. Ela fazia tricô, ele tinha o jornal aberto. Mas tricô e jornal eram alibis. Nessa noite recusavam mesmo o ecrã onde os seus olhares se confundiam. A menina, porém, ainda não tinha idade para fingimentos tão adultos e subtis, e, sentada no chão, olhava de frente, com toda a sua alma. E então o olhar grande, a rugazinha e aquilo de não perceber. «Não percebo», repetiu.
«O que é que não percebes?», disse a mãe por dizer, no fim da carreira, aproveitando a deixa para rasgar o silêncio ruidoso em que alguém espancava alguém com requintes de malvadez.
«Isto, por exemplo.»
«Isto o quê?»
«Sei lá. A vida», disse a criança com seriedade.
O pai dobrou o jornal, quis saber qual era o problema que preocupava tanto a filha de 8 anos, tão subitamente.
Como de costume preparava-se para lhe explicar todos os problemas, os de aritmética e os outros.
«Tudo o que nos dizem para não fazermos é mentira.»
«Não percebo.»
«Ora, tanta coisa. Tudo. Tenho pensado muito em não matar, para não bater. Até não beber álcool, E depois a televisão... Nos filmes, nos anúncios... afinal?"
A mãe largou o tricô e engoliu em seco. O pai respirou fundo como quem se prepara para uma corrida difícil.
«Ora vejamos,», disse ele olhando para o tecto em busca de inspiração. «A vida...»
Mas não era tão fácil como isso falar do desres¬peito, do desamor, do absurdo que ele aceitara icomo norma! e que a filha, aos 8 anos, recusava. «A vida...», repetiu.
As agulhas do tricô tinham recomeçado a esvoaçar como pássaros de asas cortadas.

MARIA JUDITE DE CARVALHO, in O Jornal (02.10.1981)


I

1. Identifique o facto noticioso referido na crónica de Maria Judite de Carvalho.

2. Resuma, por palavras suas, a apreciação crítica que faz a autora.

3. Observe as expressões idiomáticas «engoliu em seco» e «respirou fundo»
3.1 Explique o sentido que encerram.
3.2 Justifique estas reacções da mãe e do pai.

4. Explique o significado da expressão: «aproveitando a deixa para rasgar o silêncio ruidoso»
4.1 Identifique o recurso estilístico utilizado.

5. Considere a frase: «O pai dobrou o jornal, quis saber qual era o problema que preocupava tanto a filha de 8 anos, tão subitamente.»
5.1 Identifique e classifique as frases que a compõem.
5.2 Identifique as funções sintácticas presentes em «qual era o problema que preocupava tanto a filha de 8 anos, tão subitamente».
5.3 Identifique a classe e a subclasse das palavras destacadas.