1.8.08

Mestre Finezas




Uma noite Mestre Finezas morreu logo no primeiro acto. Foi um desapontamento. Todos criticaram pelo corredor, no intervalo. «O melhor artista morrer mal entra em cena!...Não está certo! Agora vamos gramar quatro actos só com canastrões!», dizia o doutor delegado a meu pai. (…)
Volto a cabeça e olho-o. Sei o que vai dizer-me. Vai falar-me do abandono a que o votaram. Vai falar-me do teatro, da música, da poesia. Vai repetir-me que a arte é a mais bela coisa da vida. Mas não. Já nos entendemos só pelo olhar. Mestre Finezas salta por cima de tudo isto e ergue a navalha num lance teatral:
- Que sabem eles da arte? Tu que estudaste, tu sabes o que é a arte. Eles hão-de morrer sem nunca terem gozado os mais belos momentos que a vida pode dar.
Atravessou a loja, abriu um armário cavado na parede, e tirou o violino.
- Eu não disse nada, Carlinhos, mas, olha, tenho vendido tudo para não morrer de fome…Tudo. Mas isto!...
Estendeu o violino na minha direcção e continuou, reprimindo um soluço:
-Isto nem que eu morra!...É a minha última recordação… (…)
(…) Lentamente, o fio de música ia engrossando. Era agora mais forte – agudo, desamparado como um choro aflito. (…)
De súbito, uma revoada de notas soltaram-se, desencontradas, raivosas. Encheram a loja, e ficaram vibrando.

In Aldeia Nova, Manuel da Fonseca


I

1. Quais as diferenças no enquadramento social passado da personagem Mestre Finezas e no presente?
1.1. Em que é que isso contribuiu para o retrato da personagem no presente?

2. Diz quais os modos de representação do discurso que podes encontrar no excerto e dá um exemplo para cada um deles.

3. Tendo em conta a profissão e os seus momentos de glória no palco e na música, justifica o nome Mestre Finezas.

4. Repara na frase transcrita: «Agora vamos gramar quatro actos só com canastrões!»
4.1. Identifica o registo de língua da palavra destacada.
4.2. Utilizando vários registos de língua, encontra sinónimos do verbo gramar e completa o Presente do Indicativo com as restantes pessoas gramaticais.

Eu ______________
Tu ______________
Ele ______________
Nós gramamos
Vós _____________
Eles _____________


II

A partir do modelo de uma receita culinária e seguindo todos os seus passos, cria uma «Receita para enfrentar a velhice com alegria».