21.7.08

Cena XVII


Cena XVII
Ditos, um criado, José Félix com farda de brigadeiro, ele.

Criado - O Senhor Lemos. José Félíx afectando desembaraço - Então que é isto, que é isto? General - Que vejo! É o meu brejeiro do meu Félix. José Félix - Ora vivam, meus Senhores... Adeus, meu Duarte. Duarte - Oh meu querido protector! Confesso que desta vez já não contava com o seu auxílio... Ainda bem que veio... Vou apresentá-lo a meu sogro e a seu primo. José Félíx, indo para eles com ar chibante, reconhece de repente o general - Santo Deus, meu amo!... General, aparte - E com a minha farda, o maroto! Brás Ferreira, espantado - Conhecem-se! Duarte, Brás Ferreira, José Félix e Amália ficam imóveis de admiração. General - Que painel! Enterraram-se todos até ao joelho. Ora vamos a dar-lhes a mão, que eles por si não se levantam, (para José Félix) Então, senhor meu primo... Todos - Seu primo! General - Que espanto é esse? Pois queria esconder de mim a sua volta a Lisboa? Duarte - O quê? Pois este senhor é seu primo, o coronel Francisco de Lemos que voltou da Ingla-terra? General - Sim senhor. Porquê ?... não lhe faz conta? Duarte - Certamente que faz - Mas é que isso hoje parece mesmo um acinte... não invento senão verdades. - Pois não é minha culpa, Senhor Brás; mas, em consciência, está obrigado a dar-me sua filha. General - Não há dúvida, Senhor Brás Ferreira; é preciso consentir neste casamento. Já não tem mentiras de que o acusar.

Almeida Garrett, Falar Verdade a Mentir


I

1. De que assuntos se fala neste texto?

2. Caracteriza o General, a partir do seu comportamento ao longo do texto.

3.Procede do mesmo modo para caracterizares José Félix.

4. Mas é que isso hoje parece mesmo um acinte... não invento senão verdades.
4.1. Explica o que teria Duarte pretendido dizer com esta afirmação.

5. Qual o motivo que levava Brás Ferreira a não querer o casamento de Duarte com Amália?
5.1. Transcreve do texto uma fala em que apareça evidente esta atitude.

6. Transcreve do texto, justificando o seu uso:
6.1. dois exemplos de didascálias;
6.2. dois exemplos de apartes.

7. Enterraram-se todos até ao joelho.
7.1. Transpõe esta fala do General para o discurso indirecto.

8. Num texto descritivo e original, tenta retratar a possível festa de casamento de Amália e Duarte.