6.3.08

Lê atentamente as perguntas que se seguem e procura dar uma resposta completa e de forma objectiva.


I

1. Vulgarmente diz-se que os jornais, a rádio e a televisão são órgãos de Comunicação Social. Por-quê?
2. Caracteriza genericamente a linguagem jornalística, referindo o seu objectivo.
3. “Ver, ouvir, sentir, anotar e relatar” eis a função do repórter.
3.1. Diz em que consiste uma reportagem e o que tem de comum com a notícia.
4. O que se entende por crónica jornalística?
4.1. Enuncia as suas principais características.



II

Lê atentamente o texto que se segue:


FILHO DE PICASSO EXPÕE EM PORTUGAL

A obra do escultor catalão Apelles Fenosa é apresentada pela primeira vez em Portugal, numa exposição a inaugurar amanhã, às 18h30, na Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lis-boa.
Intitulada "Fenosa e o seu amigo Picasso", a mostra resulta de uma intensa amizade entre Arpad Szenes, Vieira da Silva e Fenosa, que mantiveram "ateliers" próximos um dos outros em Montparnasse, em Paris. Além de partilharem interesses, terem amigos comuns e de convive-rem diariamente, os três artistas admiravam-se mutuamente e, como testemunho dessa admi-ração, Vieira coleccionou esculturas de Fenosa, actualmente no Centro Pompidou, em Paris.
Os laços que uniram Vieira e Arpad a Fenosa foram estreitos mas a verdade é que o escultor catalão reconhece em Picasso o maior impulsionador da sua obra. Picasso ajudou-o a realizar exposições, comprou-lhe trabalhos e apresentou-lhe amigos como Max Jacob, Jean Cocteau, Tristan Tzara e Nusch Eluard. Fenosa dizia: "Devo-lhe tudo", "ele fez-me nascer". E Picasso respondia: "Fenosa é o meu filho de mãe desconhecida".
Sempre atento aos artistas espanhóis e catalães que se exilaram em Paris, Picasso teve para com Fenosa uma especial atenção: a amizade entre os dois datou dos anos 20. O pintor exi-bia nos seus "ateliers" as esculturas de Fenosa, como se poderá ver na maioria das fotografias inéditas de Alexander Liberman, Brassai, Gjon Mili ou Edward Quinn, que também compõem a mostra.
Comissariada por Josep Miquel García, da Fundação Apel.les Fenosa, a exposição reúne 77 obras, divididas entre fotografias, gravuras e esculturas, sendo a maior parte destas últimas de pequenas dimensões. Também presente a correspondência inédita entre Fenosa e Picassso, depositada no Museu Picasso de Paris, e uma cronologia desta amizade.

2003-10-14
Correio da Manhã



1. Aponta as várias características presentes no texto e que permitem atribuir-lhe a designação de Notícia.
2. Observa o primeiro parágrafo e diz se estamos perante um lead completo.
Transcreve as respostas às diferentes perguntas que devem ser colocadas.
3. Qual o tipo de título aqui presente?
4. Cria um antetítulo e um subtítulo que acompanhe o título apresentado.








III

1. A notícia que se segue foi publicada no jornal Correio da Manhã de 14 de Outubro, mas foi-lhe retirado o parágrafo-guia. Elabora-o a partir da leitura atenta do corpo da notícia.




Polícia Judiciária investiga
ATAQUE AOS MULTIBANCOS

.....................


A 'técnica' dos criminosos tem sido bem sucedida, com o furto de milhares de euros em dinhei-ro. Daí que a Polícia Judiciária tenha assumido o comando das investigações, na madrugada de ontem, depois do arrombamento de mais uma caixa multibanco, no Intermarché, em Águeda.
As incursões acontecem sempre ao cair da madrugada, a partir de escalamento do telhado, e são normalmente demoradas. Segundo adiantou fonte policial ao CM, "os indivíduos, cujo número não será inferior a quatro, devem ficar pelo menos uma hora, para operarem com as ferramentas que levam uma rebarbadora, com a qual abrem as caixas ATM ou as registadoras".
Ao que o CM apurou, os indivíduos desactivam os alarmes e danificam as câmaras de vigilân-cia, de forma a poderem 'trabalhar' mais calmamente e sem serem identificados.
Na última madrugada, a caixa ATM móvel do Intermarché foi partida, com auxílio de uma rebar-badora, e o cofre interior arrombado. Na passada quarta-feira o mesmo aconteceu num Pingo Doce, em Oliveira do Bairro, e há um mês, num Modelo, em Águeda, onde foram arrombados dois multibancos – um dos quais estava no parque de estacionamento – e furtadas dezenas de telemóveis.