26.1.08

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Uma Aula do Outro Mundo

Harry deu consigo na mais estranha sala que vira em toda a sua vida. Na verdade, parecia tudo menos uma sala de aulas. Era uma mistura de um sótão de casa particular com uma sala de chá antiquada. Havia ali, pelo menos, vinte mesinhas redondas rodeadas de cadeirões forrados a chita e pequenos puffs também redondos. Era tudo iluminado por uma luz difusa, carmesim. As cortinas das janelas estavam corridas e os muitos candeeiros, cobertos com quebra-luzes vermelho-escuro. O calor era sufocante e o lume que ardia na lareira espalhava no ar uma espécie de perfume doentiamente pesado, ao mesmo tempo que aquecia a grande chaleira de cobre. (…)
Uma voz surgiu imediatamente do meio das sombras, uma voz suave e imprecisa. (…)
Os óculos enormes aumentavam-lhe os olhos, multiplicando várias vezes a sua dimensão natural e estava enrolada num xaile de gaze e lantejoulas. Vários fios e contas envolviam-lhe delicadamente o pescoço enquanto as mãos e os braços ostentavam pulseiras e anéis. (…)
— Bem-vindos à Adivinhação — disse a professora Trelawney que se sentara numa poltrona de orelhas em frente do lume. — Eu sou a professora Trelawney. (…)
(…) — Abordaremos este ano os métodos básicos da adivinhação. O primeiro período será dedicado à leitura nas folhas de chá. No período seguinte evoluiremos para a quiromancia.
— No período de Verão — continuou a professora Trelawney — passaremos às bolas de cristal, se já tivermos terminado os presságios de fogo, claro. Infelizmente as aulas serão interrompidas em Fevereiro por um surto de gripe em que eu própria ficarei afónica. E, pela Páscoa, um de nós deixar-nos-á para sempre.

J. K. Rowling, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (adaptado)


I

1. O que sentiu Harry Potter quanto entrou na sala?

2. Retira do texto algumas palavras ou expressões que caracterizam esta sala de aula.

3. Que tipo de actividades são sugeridas pela professora?

4. Procura no texto duas expressões que caracterizem a professora.

5. Por que razão a senhora Trelawney é diferente dos professores que conheces?