2.11.07

Biografia


Sonho, mas não parece.
Nem quero que pareça.
E por dentro que eu gosto que aconteça
A minha vida.
íntima, funda, como um sentimento
De que se tem pudor.

Vulcão de exterior
Tão apagado,
Que um pastor
Possa sobre ele apascentar o gado.

Mas os versos, depois,
Frutos do sonho e dessa mesma vida,
É quase à queima-roupa que os atiro
Contra a serenidade de quem passa.
Então, já não sou eu que testemunho
A graça
Da poesia:
É ela, prisioneira,
Que, vendo a porta da prisão aberta,
Como chispa que salta da fogueira,
Numa agressiva fúria se liberta.

Miguel Torga, Orfeu Rebelde



I

1. O título do poema é "Biografia". O que é uma biografia?

2. O sujeito lírico deste texto não gosta da aparência.
2.1. Que versos traduzem esta aversão?
2.2. O que é que se opõe à aparência?

3. Na segunda estrofe, volta a insistir na sua forma de ser.
3.1. Explica o sentido dessa estrofe.
3.2. Explica a relação de sentido entre as duas estrofes

4. As duas primeiras estrofes traduzem uma parte da "biografia1 do "eu".
4.1. Reparando na nossa sociedade, achas que as pessoas estão muito ou pouco preocupadas com a sua aparência? Justifica a resposta.
4.2. E tu, achas muito importante a aparência? Responde de forma completa.

5. De que são fruto os versos do sujeito lírico?
5.1. Há de novo, o recurso às figuras de estilo, quando fala de poesia.
5.2. Identifíca-as transcrevendo as palavras que as realizam.

6. A partir de certo momento do texto, a poesia liberta-se e ganha vida própria.
6.2. Explica o sentido da comparação "Como chispa que salta da fogueira".

7. "Biografia" é um texto em verso. Estudaste, de Luís de Camões, textos/episódios também em
verso.
7.1 . Em que diferem do poema de Miguel Torga?

II

1 . "Sonho, mas não parece. "
1.1. Classifica sintacticamente esta frase.
1.2. Qual a relação que se estabelece entre as duas orações?
1.3. Classifica também o verbo "parecei".

2. Forma substantivos a partir dos adjectivos que te apresentamos.
íntima ->
funda ->
apagado ->
aberta ->

3. Classifica a oração "Que um pastor/Possa sobre ele apascentar o gado.
3.1. Coloca essa oração no condicional.
3.2. Indica as funções sintácticas de "um pastor" e "o gado".

4. Classifica, quanto ao processo de formação, a palavra "queima-roupa".
4.1. Refere outros processos de formação de palavras.


III


Depois de teres estudado o poema de Miguel Torga intitulado "Biografia", podes, também tu, imaginar a biografia de um dos teus heróis.
Elabora, pois, o texto dessa biografia, dando largas à tua imaginação.