28.10.07

Amar!

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Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar ,só por amar: Aqui... alem...
Mais Este e Aquele, o Outro e a toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira ó porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida, ,
Pois se Deus nos deus voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

Florbela Espanca, in Reliquiae


I

1. Identifica o valor semântico do vocábulo amar.

2. Faz o levantamento dos sentimentos e emoções que o poema sugere.

3. Explicita o modo como o sujeito poético tenta uma relação afectiva com o leitor.

4. Mostra como o texto se desenvolve em vários aspectos opostos e distintos.
4. 1. Explica o sentido das oposições.
4.2. Indica as categorias morfológicas em que se expressa esse contraste.

5. Analisa a expressividade da pontuação.

6. Avalia a universalidade do tema.