16.8.07

Solemnia Verba

Disse ao meu coração: Olha por quantos
Caminhos vãos andámos! Considera
Agora, desta altura, fria e austera,
Os ermos que regaram nossos prantos...

Pó e cinzas, onde houve flor e encantos!
E a noite, onde foi luz a Primavera!
Olha a teus pés o mundo e desespera,
Semeador de sombras e quebrantos!

Porém o coração, feito valente
na escola da tortura repetida,
e no uso do pensar tornado crente,

respondeu : Desta altura vejo o Amor !
viver não foi em vão, se isto é vida,
nem foi demais o desengano e a dor.

Antero de Quental


I

Faça o comentário global do poema tendo em conta os seguintes tópicos:
• Assunto do poema
• Divisão em partes
• Definição do diálogo que se estabelece no poema
• posicionamento dos intervenientes no diálogo
• recursos expressivos e valorização da mensagem poética


II

A partir da expressão « viver não foi em vão » relacione esta composição com o percurso biográfico e literário de Antero de Quental.


III

Resuma o excerto a seguir transcrito, constituído por duzentas e cinquenta palavras (250), num texto de sessenta e três palavras (63).

O mundo lusófono (que fala português) é avaliado hoje entre 170 e 210 milhões de pessoas. O português, oitava língua mais falada do planeta (terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano), é a língua oficial em sete países: Angola (10,3 milhões de habitantes), Brasil (151 milhões), Cabo Verde (346 mil), Guiné Bissau (1 milhão), Moçambique (15,3 milhões), Portugal (9,9 milhões) e São Tomé e Príncipe (126 mil).
O português é uma das línguas oficiais da União Europeia (ex-CEE) desde 1986, quando da admissão de Portugal na instituição. Em razão dos acordos do Mercosul (Mercado Comum do Sul), do qual o Brasil faz parte, o português será ensinado como língua estrangeira nos demais países que dele participam. Em 1994, é decidida a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que reunirá os países de língua oficial portuguesa com o propósito de uniformizar e difundir a língua portuguesa e aumentar o intercâmbio cultural entre os países membros. Actualmente a C.P.L.P. é presidida pelo estado angolano e teve um papel decisivo no conflito interno da Guiné-Bissau.
Na área vasta e descontínua em que é falado, o português apresenta-se, como qualquer língua viva, internamente diferenciado em variedades que divergem de maneira mais ou menos acentuada quanto à pronúncia, quanto à gramática e ao vocabulário. Tal diferenciação, entretanto, não compromete a unidade do idioma: apesar da acidentada história da sua expansão na Europa e, principalmente, fora dela, a língua portuguesa conseguiu manter até hoje apreciável coesão entre as suas variedades.