11.5.07

Pedaços de ternura



Saio de casa cedo. Entro na leitaria da esquina, peço a meia de leite e a empada. É Sábado, o dia veste de azul e oiro, gente passa de calção e toalha, na gula da praia que se despede. Mas ainda cheira a Verão: há que aproveitá-lo.
Enquanto trinco o salgado, os olhos prendem-me no letreiro em defronte: Tabacaria Nónó. É isso: sem que a gente tenha a consciência exacta do que se está a passar, acontece que Lisboa se foi enchendo de dísticos, como aquele, de nomes naquela linha. Leitarias Mimi, Tabacarias Lulu, Filó, Mariazinha, Snacks Ó Julinho, Olh 'a Fifi, O Manecas, Bares Géninha, Momocas. Um nunca acabar de espantos.
No primeiro instante, a gente olha, lê, e sorri para dentro. «Meu Deus! Que piroseira!» mas não será tanto. No fundo, a ânsia natural e quase comovente de quem sabe que não vai ficar na História e tem necessidade de, pelo menos enquanto vivo, sentir que todos, muitos, alguns, lhe repetem o nome(zinho). Ou a necessidade de se gritar ao vento aquele sentimento terno, e doce que nos aquece o coração, numa homenagem amorosa ao neto, à companheira de toda uma vida, ao mais-que-tudo, à filha que só agora começou a aprender a ler. «Estás a ver? O papá pôs o teu nome à entrada. Lê lá, para a mamã ouvir...» E o monstrozinho, gordo de sopa, a soletrar, com um esforço, uma concentração que toda a família, à volta, segue com unção: «ca...ca...cufé Do... dori.. Café Dórinha...»
No fundo, a reacção natural e instintiva dos anónimos à selva desumanizada e violenta que nos rodeia. Pedaços de ternura tremelicando, a medo, num céu de treva densa.

Guilherme de Melo, Diário de Noticias



I

1. O texto que acabaste de ler inicia-se por uma pequena descrição.
1.1. Sintetiza numa expressão o conteúdo dessa descrição.
1.2. Destaca elementos textuais que indiquem haver descrição de acções do autor inseridas no espaço e no tempo.
1.3. Explique como se torna evidente corresponderem estas acções do autor a uma situação habitual.

2. O autor, partindo de um motivo inspirador, apresenta a sua visão sobre determinado assunto.
2.1. Aponte o motivo inspirador deste texto.
2.2. Mostre como esse motivo parece estar generalizado.
2,3. Aponte as razões encontradas pelo autor para explicar o fenómeno observado.

3. Releia com atenção o último parágrafo, que contém a conclusão.
3.1. Explique o sentido de "...selva desumanizada e violenta..." "...pedaços de ternura ...num céu de treva densa"
3.2. Identifique a figura de estilo aí presente.

4. Classifique o texto transcrito, tendo em conta as tipologias de texto estudadas.