10.1.07

Maria Rosa Colaço


<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_0"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_0">buzio</span></span>.<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_1">jpg</span></span> (<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_2"><span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_2">image</span></span>)<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_3">buzio</span>.<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_4">jpg</span> (<span class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_5">image</span>)buzio.jpg (image)
E com um búzio nos olhos claros
Vinham do cais, da outra margem
Vinham do campo e da cidade.
Qual a canção? Qual a viagem?

Vinham pr'á escola. Que desejavam?
De face suja, iluminada?
Traziam sonhos e pesadelos.
Eram a noite e a madrugada.

Vinham sozinhos com o seu destino.
Ali chegavam. Ali estavam.
Eram já velhos? Eram meninos?
Vinham pr'á escola. O que esperavam?

Vinham de longe. Vinham sozinhos
Lá da planície. Lá da cidade.
Das casas pobres. Dos bairros tristes.
Vinham pr'á escola: a novidade.

E com uma estrela na mão direita
E olhos grandes e voz macia
Ali chegavam para aprender
O sonho a vida a poesia.

Vinham de longe. Vinham sozinhos.
Lá da planície. Lá da cidade.
Ali chegaram para aprender
O sonho a vida a poesia.

Maria Rosa Colaço



I

1. Explicita o assunto global desta composição.

2. Divide o texto em partes lógicas, justificando devidamente a tua resposta.

3. O sujeito lírico, ao longo da composição, refere-se a um grupo de pessoas.
3.1. Indica qual é e justifica a tua resposta.
3.2. Donde vinham e para onde se dirigiam?
3.3. Qual é o contraste que se estabelece entre a sua origem?
3.4. Qual o significado da escola para eles?
3.5. Transcreve o verso que ilustra a tua resposta anterior.

4. Explica o significado das várias frases interrogativas na primeira parte do poema.

5. Faz o levantamento das oposições presentes no poema.
5.1. Escolhe duas e explica o seu valor expressivo.

6. Atenta na penúltima estrofe do poema.
6.1. Faz o levantamento de dois recursos estilísticos aí presentes, referindo o seu valor expressivo.

7. Relaciona o título do poema com o seu assunto.

8. Identifica o género literário a que pertence este texto, referindo, pelo menos, três das suas características fundamentais.


II

Também tu te encontras, neste momento, numa outra margem...
Num pequeno texto, exprime os teus desejos e as tuas expectativas relativamente ao futuro.